Nicolini, é simples viver bem.

Meio ambiente


A Nicolini possui Licença de Operação Junto a FEPAM e busca cumprir todas as exigências da LO nº 07935/2016-DL atuando preventivamente nas questões de meio ambiente. Para minimizar o impacto ambiental da atividade investe fortemente no tratamento de seus resíduos sólidos, líquidos e gasosos.

Tratamento Resíduos Líquidos

O sistema de tratamento de efluentes líquidos consiste primeiramente num sistema físico-químico. Iniciando pela separação de materiais sólidos do efluente líquido a ser tratado. É composto por diferentes etapas, etapas essas consideradas de simples aplicação, desde um gradeamento na entrada de ralos a um sistemas mais composto com adição de produtos químicos.

Após o sistema de peneiramento do efluente de entrada, ele passará por processo de homogeneização de suas cargas. Esse sistema é realizado para que se possa ter um equilíbrio e assim o efluente ser enviado ao processo químico composto por adição de coagulantes e floculantes;

Cumprida a etapa de dosagem de produtos químicos, o líquido é destinado por gravidade para um processo de separação do resíduo gerado na etapa anterior. Esse sistema consiste na flotação do lodo residual com a adição de ar dissolvido. O gás gerado carrega o material para a superfície o qual é raspado e sofrerá um processo de secagem.

Eliminada as etapas físico-químicas o efluente então é destinado para seis lagoas onde estabilizará suas cargas orgânicas restantes.

Tratamento Resíduos Gasosos

Esse processo consiste na condensação e lavagem de vapores oriundos do processo de subproduto. Esses vapores são canalizados para um Aero Condensador que diminuirá drasticamente sua temperatura tornando-os líquidos. Os gases remanescentes passam por um lavador onde elimina possíveis odores restantes.

Os líquidos gerados nessas etapas são destinados para o sistema de tratamento de efluente.

Segregação, Tratamento e Destinação de Resíduos Sólidos

A empresa se preocupa com a geração de possíveis passivos ambientais, pensando nisso age fortemente em ações de educação e conscientização ambiental, como treinamentos, palestras e diversas atividades que envolvam não apenas seus colaboradores, mas também a comunidade em geral.

Na própria empresa, há uma central de resíduos sólidos para onde são destinados todos resíduos gerados no processo produtivo e áreas de apoio.

Na central é realizada a classificação, enfardamento e o armazenamento temporário deste resíduos para que se possa dar um correto destino.

Todas empresas prestadoras de serviço possuem licenciamento ambiental vigente com prestação de serviço profissional qualificado.

Profissionais

Atualmente, a empresa Nicolini conta com dez profissionais atuando diretamente na área ambiental, com as seguintes especificações técnicas e atribuições:

  • Um Engenheiro Químico responsável pela operação;
  • Um Técnico em Tratamento de Resíduos Industriais atuando como supervisor ambiental;
  • Uma Bióloga atuando na realização de análises;
  • Uma Gestora Ambiental;
  • Um encarregado do tratamento de efluentes;
  • Cinco operadores atuando em três turnos.

Todos os direitos reservados - 2016 - Webmail