Cadeia produtiva

Ao longo da trajetória da Nicolini muitos objetivos foram alcançados, sempre com muita dedicação e luta por parte dos colaboradores. Nascida em 1968 como um pequeno aviário fundado pelas famílias Carrer e Nicolini, a empresa focava inicialmente na criação e venda de frangos vivos em especial na região da Serra Gaúcha. Já no ano de 1979, os sócios resolveram construir um frigorífico em Garibaldi. Teve início ali o Frigorífico Nicolini que, além de movimentar a economia da região e gerar empregos, representa a força do trabalho familiar e da superação. Atualmente, a empresa possui duas plantas industriais localizadas nas cidades de Garibaldi e Nova Araçá, ambas na Serra Gaúcha. Possui filiais estratégicas para distribuição dos produtos localizadas em vários municípios do Rio Grande do Sul e mais de 3.000 empregos diretos.


Granja de matrizes aves

Distribuídos por vários municípios do Rio Grande do Sul/Brasil com mais de 75 galpões. Atualmente são 180.000 aves fêmeas e mais 23.000 machos em recria, 240.000 aves fêmeas e mais 24.000 machos em produção.



Produção de ovos

Na fase de recria que vai do primeiro dia de vida até as 24 semanas trabalha-se o desenvolvimento da estrutura corporal para preparar a ave para a postura dos ovos, muitos cuidados com biossegurança são observados como: banho na entrada das granjas, desinfecção de todo material utilizado no interior da mesma, cerca em toda volta do núcleo, tela anti pássaros nos aviários e controle de roedores.
Além destes cuidados há programa de vacinação das aves para evitar futuras doenças que podem comprometer a produção e vida do plantel. Os ovos produzidos são coletados em bandejas 6 vezes ao dia e logo em seguida são desinfectados, após este manejo são acondicionados em um ambiente com umidade e temperatura controlada, a cada 2 dias são transportados em caminhão especialmente adaptado para o incubatório.




Incubatório

Localizado no município de Garibaldi, contempla 16 incubadoras, onde os ovos ficam armazenados. Na chegada dos ovos ao incubatório, os mesmos são classificados e os que estão dentro do padrão de qualidade são colocados nas bandejas de incubação, os demais são descartados. Após, os ovos são incubados em máquinas de incubação durante o período de 18 dias.
Logo após, são transferidos para os nascedouros onde os ovos ficam por mais 3 dias, culminando com o nascimento dos pintinhos. Em todo o processo, a limpeza e higiene são prioridades para garantir um pintinho de boa qualidade. Após o nascimento, os pintos são sexados, vacinados e transportados por caminhões especiais até as granjas dos nossos integrados para a criação. O incubatório está registrado no Ministério da Agricultura.




Integrados

Possuímos 400 granjas, espalhadas por 37 municípios do Rio Grande do Sul/ Brasil, sendo 350 integrados e 17.000 aves por granja. Capacidade de alojamento de 1 milhão de pintos por semana. Os pintos chegam aos aviários dos nossos integrados que já estão preparados para recebê-los, com água limpa disponível e ração balanceada a disposição para ser consumida.
Nesta fase os cuidados com biossegurança também são muito importantes, ou seja, as granjas têm telas antipássaros, são cercados, controle de roedores e restrição às visitas de pessoas estranhas ao processo. Todas as semanas e/ou quando é necessário temos um corpo técnico composto por Veterinários e Técnicos Agrícolas que dão assistência técnica nas propriedades, para garantir a qualidade das aves e resultados zootécnicos compatíveis com o mercado.




Fábrica de Rações

Com uma capacidade de produção de 36 toneladas de ração por hora, a fábrica de ração vegetal alimenta as aves destinadas a mercados específicos, o controle de qualidade é assegurado pela implantação e aplicação das BPFs (Boas Práticas de Fabricação). A empresa possui um controle do processo, que está descrito nas BPFs, que garante a biossegurança dos produtos produzidos.
Todas as matérias primas necessárias para produzir as rações ao chegarem na fábrica são avaliadas quanto a sua qualidade bromatológica, e se aprovadas, são descarregadas e em caso contrário são devolvidas ao fornecedor. A fábrica é toda automatizada diminuindo com isso as possibilidades de erros, e está registrada no Ministério da Agricultura e é inspecionada por eles.




Indústria de óleo e farinha

A empresa possui uma moderna fábrica de farinhas, onde processa todos os sub produtos (penas, vísceras e sangue) gerados nos frigoríficos. A produção de farinhas de penas, farinha de vísceras e óleo de aves servem de matérias primas para produção de ração. Parte desses produtos integram o processo produtivo de ração da própria empresa e parte é vendida no mercado para fábricas de rações.



Meio Ambiente

A Nicolini possui Licença de Operação Junto a FEPAM e busca cumprir todas as exigências da LO nº 07567 / 2015-DL atuando preventivamente nas questões de meio ambiente. Para minimizar o impacto ambiental da atividade investe fortemente no tratamento de seus resíduos sólidos, líquidos e gasosos.
Também realiza constantemente treinamentos que visam a educação ambiental de seus colaboradores melhorando o seu ambiente de trabalho e também junto a sua família. A empresa adota ainda como metodologia de trabalho o uso racional de recursos naturais, visando minimizar os impactos ambientais decorrentes de suas atividades.




Recursos Humanos

A Nicolini acolhe seus funcionários como integrantes da família. Nela, as pessoas se integram e interagem a fim de somar esforços buscando sempre os melhores resultados. Respeito, confiança e união são diretrizes da empresa e de todos seus funcionários para a realização do trabalho.
Contando com profissionais qualificados em diversas áreas a Nicolini realiza periodicamente treinamentos técnicos, operacionais, motivacionais e de desenvolvimento, visando a qualificação e integração nas normas e política da empresa.




Plantas Industriais

O Frigorífico Nicolini, tem em sua função principal o abate de frangos de corte em suas unidades de Garibaldi e Nova Araça. Processando em média 260 mil frangos dia em Garibaldi e na unidade de Nova Araçá processa 230 mil frangos em média, além de 350 toneladas de embutidos ao mês. Possui estrutura de produção verticalizada, desde matrizes de aves , produção de pintos de um dia, produção de leitões, integração de frangos e suínos para abate, fábrica de rações, modernas estruturas frigoríficas e completa estrutura comercial, com as duas plantas industriais habilitadas para mercado interno e externo.
As duas plantas hoje onde são abatidos os frangos possuem linhas automáticas da marca Meyn e Meitech. Todo sistema de descarregamento das aves é por sistema de esteiras automáticas, passando por um processo de escaldagem controlado por sistema de CLP automático e depenadeiras com sistemas de dedos de borracha para a retirada das penas. Todo o frango que é abatido é inspecionado pelo Ministério da Agricultura, onde fica lotado nas unidades de abate de cada frigorífico um médico veterinário, além disto existe um corpo técnico da empresa que faz a parte da qualidade do produto, desde a chegada ao frigorífico para o abate até a expedição do mesmo, esta equipe controla do o sistema pós morte, evisceração, resfriamento e congelamento final do produto, através do HACCP – Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle. Programa este exigido pelo Ministério da Agricultura. Na área de industrializados a empresa possui modernos equipamentos de embutimento e cozimentos, produzindo assim produtos com qualidade e confiabilidade. A matéria prima é oriunda do próprio abate de aves existentes, os processos são controlados e aferidos de hora em hora para que se obtenha um produto final confiável e de qualidade. As linhas existentes hoje são as linhas de linguiças, onde possuem ambiente especifico para seu processamento como moagem, mistura e embutimento, na área de linguiça cozida o processo se repete acrescentando a parte do cozimento em estufas, já na parte de mortadelas e salsichas o processo segue um fluxo diferente em áreas especificas tanto para cozimento como resfriamento, após todos estes processos os produtos são resfriados, encaixotados e armazenados para sua expedição.





Todos os direitos reservados - 2016 - Webmail